App ANEEL Consumidor

CONSUMIDOR

ANEEL lança APP para modernizar interação com consumidor e ajudar a entender tarifa

A ANEEL lançou nesta terça-feira (13/11) o aplicativo para celulares ANEEL Consumidor, um novo canal de acesso para aproximar ainda mais os consumidores de energia elétrica da Agência

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Agência revisa requisitos sobre reserva de potência operativa dos Procedimentos de Rede

GERAÇÃO

Agência revisa requisitos sobre reserva de potência operativa dos Procedimentos de Rede

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 

A ANEEL aprovou a adequação dos requisitos de Reserva de Potência Operativa (RPO) constante dos procedimentos de rede em função do crescimento da participação da fonte eólica na matriz elétrica.

A RPO visa manter capacidade para atender desequilíbrios no balanço carga-geração na operação de um sistema elétrico, em função de desvios na previsão de geração, de intercâmbio entre submercados e de carga.

Assim, os estudos desenvolvidos pelo e Operador Nacional do Sistema (ONS) indicaram que para a cobertura das variações instantâneas naturais da geração eólica devem ser utilizados para a reserva secundária os valores correspondentes a 6% para o subsistema Nordeste e 15% para o subsistema Sul, tanto para a elevação, quanto para a redução de geração, calculados em relação à geração eólica prevista para cada intervalo de programação.

Os valores definidos para a RPO serão periodicamente avaliados em função da evolução da capacidade instalada de geração eólica e estudos análogos aos realizados para as fontes de geração eólica serão desenvolvidos pelo ONS quando o histórico de geração fotovoltaica atingir níveis que o justifiquem.

A revisão alcança os submódulos 10.6 e 23.3 dos Procedimentos de Rede, referentes ao controle da geração e diretrizes e critérios para estudos elétricos.