TRANSMISSÃO

ANEEL assina no Palácio do Planalto contratos de leilão de linha de transmissão

A diretoria da ANEEL assinou nesta sexta-feira (21/9) os contratos de concessão com os vencedores do Leilão de Transmissão 02/2018

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Processo de desverticalização da Amazonas Distribuidora de Energia é aprovado

DISTRIBUIÇÃO

Processo de desverticalização da Amazonas Distribuidora de Energia é aprovado

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 

A Diretoria da ANEEL aprovou hoje (21/8), durante Reunião Pública, publicação de despacho que confirma o recebimento dos documentos exigidos para conclusão do processo de desverticalização da Amazonas Distribuidora de Energia S. A – AmE, conforme §2o do art. 3o da Resolução Autorizativa no 4.244, de 16 de julho de 2013.

Durante a reunião também foi abordada a questão da cessão do contrato de gás firmado entre a Amazonas Energia e a Companhia de Gás do Amazonas – Cigás, que estava dificultando o processo de desverticalização. Ficou garantido o repasse de eventuais diferenças de preço do contrato relativo ao transporte e o preço regulado da AmD para AmGT. Dessa forma, a Amazonas GT se responsabilizará pelas diferenças que eventualmente vierem a se verificar entre o preço provisório praticado no Contrato de Gás e o preço regulatório.

A conclusão do processo de desverticalização também permitirá que a Amazonas Distribuidora continue recebendo os pagamentos referentes à Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis – CCC, sem os quais seria inviável manter a operação da empresa.

A desverticalização consiste em separar as participações em empreendimentos de geração, transmissão e comercialização de energia alheias à concessão do serviço de distribuição.