App ANEEL Consumidor

CONSUMIDOR

ANEEL lança APP para modernizar interação com consumidor e ajudar a entender tarifa

A ANEEL lançou nesta terça-feira (13/11) o aplicativo para celulares ANEEL Consumidor, um novo canal de acesso para aproximar ainda mais os consumidores de energia elétrica da Agência

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Autorizadas sub-rogações para interligar Parintins e Humaitá (AM) ao SIN

GERAÇÃO

Autorizadas sub-rogações para interligar Parintins e Humaitá (AM) ao SIN

Autor: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou o enquadramento da Amazonas Distribuidora de Energia S.A. na sub-rogação da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC) para os projetos de interligação de Parintins e Humaitá ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O projeto de Parintins prevê a implantação de 1 km de linhas de transmissão, em 138 kV, e uma subestação. O montante fixado pela ANEEL para execução do empreendimento foi de R$ 41,4 milhões.


Para a interligação de Humaitá serão implantadas 210 km de linhas de transmissão e uma subestação. O montante aprovado pela ANEEL para o empreendimento foi de R$ 182,3 milhões. 


O Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a importância das decisões. “são pequenos atos que, quando acumulados, chegam a um porcentual significativo para a modicidade tarifária”.


O mecanismo da sub-rogação da CCC prevê alocação de recursos em substituição de empreendimentos de geração térmica a partir de combustível derivado de petróleo por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), gasodutos, eólicas, biomassa, gás natural, empreendimentos de distribuição/transmissão e projetos de eficientização de centrais termelétricas existentes que promovam a redução do dispêndio atual ou futuro da CCC dos sistemas elétricos isolados.


A captação dos recursos para realização das obras foi possível em razão da Resolução Normativa da ANEEL nº 748, de 29 de novembro de 2016, que trata dos termos e condições para a prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica por Distribuidora Designada.