GERAÇÃO

ANEEL bate meta de expansão da matriz elétrica em 2021, três meses antes do previsto

Grande parte do crescimento e veio de fontes renováveis, com 47,69% a partir de usinas eólicas

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

ANEEL participa de inauguração de projeto ambiental para usina termelétrica no MA

Geração

ANEEL participa de inauguração de projeto ambiental para usina termelétrica no MA

Autor: AID

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)




A ANEEL, representada pelo diretor Sandoval Feitosa, participou nesta quinta-feira (16/9) da inauguração da planta de tratamento de efluentes da usina termelétrica Gera Maranhão, em Mirante do Norte (MA).  O projeto inovador, desenvolvido dentro do Programa de P&D da ANEEL, gerou um sistema capaz de remover altas e variáveis cargas de compostos orgânicos presentes no efluente com a utilização de adsorventes específicos para garantir a eficiência do processo, independente da carga de compostos orgânicos.

A pesquisa foi originada na busca de solução ambiental para os efluentes oleosos da usina, que utiliza geradores movidos por óleo combustível. O sistema de tratamento idealizado no projeto prevê água de qualidade para lançamento em rios ou lagos, ou ainda infiltração no solo. O sistema de tratamento é voltado para usinas termelétricas em geral e se aplica a qualquer tipo de atividade que utilize óleos combustíveis e lubrificantes em seu processo produtivo.

Também participou da inauguração o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (SPE) da Agência, Paulo Luciano de Carvalho.

A usina Gera Maranhão funciona com duas plantas (Geramar I e Geramar II) , de 165 megawatts ( MW) cada uma. No total, a potência é de 330 MW.

 

Link curto para esta página: https://bit.ly/2VNSE9V