GERAÇÃO

ANEEL bate meta de expansão da matriz elétrica em 2021, três meses antes do previsto

Grande parte do crescimento e veio de fontes renováveis, com 47,69% a partir de usinas eólicas

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

ANEEL destaca acesso universal à energia na abertura da Semana Ambiental Ibero-americana

ARIAE

ANEEL destaca acesso universal à energia na abertura da Semana Ambiental Ibero-americana

Autor: AID

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

O Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras da Energia (ARIAE), André Pepitone, integrou, nesta segunda-feira (20/9), o painel de abertura da Semana Ambiental Ibero-americana. O encontro é resultado do compromisso dos chefes de estado e de governo da Ibero-América para posicionar a região como importante espaço de cooperação e diálogo em matéria de meio ambiente, segundo o que foi acordado na XXVII Cimeira Ibero-americana que teve lugar em Andorra, em abril deste ano.

Pepitone discursou na abertura do painel coordenado pela ARIAE “Acesso à Energia no marco da Agenda 2030”, organizado no primeiro dia do encontro. Na ocasião, ressaltou a importância da cooperação técnica e do multilateralismo para o desenvolvimento conjunto e a criação de soluções inovadoras. Destacou, também, estudo promovido pela associação que aprofundou o conhecimento sobre os países da região no tema de acesso universal a energia. “A Iberoamérica já atingiu nível de cobertura de 98% no acesso universal à energia”, pontuou, com dados também relacionados à agenda 2030.

O presidente da ARIAE e diretor-geral da ANEEL dividiu os discursos da abertura do Painel com o gerente de Cooperação do Cone-Sul da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), Marcos Acle Mautone, e com o membro da Secretaria da Mesa de Acceso Universal a la Energía (MAUE), Javier Mazorra Aguiar.

“Nossa prioridade e empenho agora será percorrer a última milha, ou seja, garantir o acesso a todas pessoas que ainda não dispõem desse serviço, que é essencial”, disse Pepitone. “Atuaremos em linha com os princípios trazidos pelas Nações Unidas: Universalidade Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Social e Diversidade”, concluiu.

Realizado conjuntamente com a SEGIB e a MAUE, o estudo da ARIAE sobre acesso universal a energia recebeu a contribuição de mais de 27 entidades, entre organizações supranacionais, municípios e governos de países Ibero-americanos


XXVIII Cúpula Ibero-americana

A Semana Ibero-americana do Meio Ambiente reúne até esta sexta-feira, 24/9, cerca de 30 sessões virtuais com representantes de governos, cidades, empresas, fundações, redes e instituições comprometidas com o meio ambiente. As discussões do encontro contribuirão para a formulação da dimensão ambiental da Cooperação Ibero-americana 2023-2026 e da XXVIII Cúpula Ibero-americana, a ser realizada na República Dominicana, em 2022, sob o lema "Juntos para uma Ibero-América justa e sustentável”.
 
 

Link curto para esta página: bit.ly/3AqZRfb