Segunda reunião anual com as concessionárias de transmissão

por: SCR - publicado: 26/03/2018 11:30, última modificação: 26/03/2018 11:37

pesquisa_internaA SFE promoveu a Segunda Reunião Anual com as Concessionárias de Transmissão, referente a manutenções de faixas de segurança de linhas de transmissão.

A reunião teve como objetivo apresentar as diretrizes para manutenção das faixas de segurança das linhas de transmissão das principais interligações elétricas do país, com foco em reforçar a importância da execução das supressões de vegetação das faixas antes do início do período seco do ano, durante o qual o risco de perturbações aumenta severamente devido à elevação da quantidade de desligamentos forçados das linhas de transmissão provocados por queimadas.

Na reunião também foi apresentado aos agentes, pela SFE e o INPE, o protótipo do Sistema de Gestão Geoespacializada da Transmissão – GGT, que se encontra em desenvolvimento em parceria firmada entre as instituições. O Sistema tem por objetivo fornecer, de forma automática, informações gerenciais acerca da situação de limpeza das faixas de segurança de todas as linhas de transmissão do país. Para isso, a solução realiza o cruzamentos de informações obtidas a partir do processamento digital de imagens de satélites com as fornecidas mensalmente pelas próprias concessionárias de transmissão. O Sistema permitirá constatar, preventivamente, irregularidades que possam resultar em desligamentos forçados das linhas de transmissão provocados por queimadas e incêndios florestais.

A versão desenvolvida oferece ambiente web para que as empresas de transmissão cadastrem informações referentes às características das linhas, manutenções programadas/realizadas, além de aplicativo mobile para registrar as imagens fotográficas geoespacializadas capturadas em campo pelas equipes das concessionárias e carregadas automaticamente no sistema.

Outra novidade foi a apresentação da aplicação Duto Limpeza desenvolvido pela SGI e que trará maior segurança e rapidez nos dados enviados pelas empresas no formato .XML. Esse é mais um importante passo na modernização dos processos de fiscalização da ANEEL

O aprimoramento dos mecanismos de monitoramento e controle por meio da utilização de inteligência analítica trará maior eficiência e economicidade às ações da SFE, e será o principal driver de atuação da fiscalização moderna com o objetivo de prestar serviço público de qualidade à sociedade brasileira.

 

Apresentações

Título Nome Instituição Arquivo

Apresentação INPE - manhã

Will Rosa INPE
Apresentação INPE - tarde Lucas Santos de Oliveira INPE
Apresentação Sandoval Sandoval de Araújo Feitosa Neto ANEEL
Apresentação Paschoal - manhã Paschoal Guido Júnior ANEEL
Apresentação Paschoal - tarde Paschoal Guido Júnior ANEEL