NOTÍCIAS

Voltar

Reunião entre ANEEL, Defesas Civis e Associações para debater PAEs

Na última sexta-feira (16/08) a ANEEL, por meio da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração – SFG, promoveu reunião técnica para debater aspectos dos Planos de Ação Emergencial – PAE, parte integrante do Plano de Segurança de Barragens.

Participaram da reunião representantes da Defesa Civil Nacional, Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil do Estado de São Paulo e representantes das empresas geradoras de energia elétrica, por meio das Associações ABRAGE, APINE, ABRAPCH, ABRAGEL e ABIAPE.

A reunião foi uma oportunidade de diálogo sobre as responsabilidades do empreendedor e  da Defesa Civil na condução de ações preventivas e assistenciais na ocorrência de desastres naturais, como por exemplo cheias severas, ou incidentes tecnológicos, como por exemplo o rompimento de uma barragem.

No caso do setor elétrico, o PAE deve ser preparado e implantado pelo empreendedor que explora o potencial hidráulico, enquanto a Defesa Civil de cada município potencialmente afetado por uma barragem deve preparar e implantar o chamado Plano de Contingência - PLANCON.

PAE e PLANCON, em conjunto, visam salvaguardar a população, o meio ambiente e a economia na ocorrência de evento extremo não esperado em determinada localidade.

Apesar da segurança de uma barragem, é indispensável que as pessoas que vivem em áreas potencialmente afetadas por ela sejam conscientizadas sobre quais ações devem ser adotadas na hipótese de um evento extremo e isso depende de que empreendedores e defesa civil atuem de forma colaborativa.

Após mais de seis meses de intensa campanha de fiscalização em segurança de barragens, a ANEEL entendeu oportuno trazer esses atores importantes para o diálogo, para disseminar boas práticas, identificar gargalos e lacunas que possam ser dirimidas, além de aperfeiçoar o nosso processo de fiscalização.

O evento contou com diversas apresentações que podem ser acessadas nos links abaixo:

- Apresentação da Defesa Civil de MG;

- Apresentação da Defesa Civil de SP;

- Apresentação da empresa Dona Francisca S.A.; e

- Apresentação do SEDEC.