Seminário Internacional de Comercialização de Energia Elétrica

por: SCR - publicado: 26/10/2018 16:04, última modificação: 08/11/2018 15:34



A ANEEL realizará no dia 5 de dezembro o Seminário Internacional de Comercialização de Energia Elétrica, com o objetivo de analisar e discutir a situação atual e as tendências futuras para o mercado livre de energia: aonde queremos chegar e o que podemos aprender.

O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, que juntos debaterão o tema e contribuirão para que a ANEEL colha subsídios para o aprimoramento de sua atuação regulatória.

Dividido em quatro painéis, o evento busca fomentar a discussão sobre o presente e o futuro do mercado de energia elétrica no Brasil discutindo temas como: modelo de formação de preço por oferta; o processo de abertura do mercado nos Estado Unidos e na Europa; benefícios, riscos e desafios para a transição para um mercado livre no Brasil.


Painel de Abertura

No painel de abertura, o mercado livre de energia será discutido pelos formuladores de políticas no âmbito do Congresso Nacional, do Ministério de Minas e Energia, da ANEEL e da CCEE.

Painel 1

O painel 1 discutirá as vantagens e as desvantagens entre o modelo de despacho atual e um modelo de formação de preço por oferta, apresentando possíveis propostas para a implementação de um modelo de formação de preço por oferta e os desafios para sua implementação.

Painel 2

O painel 2 busca trazer a experiência internacional sobre o processo de abertura do mercado de energia elétrica na Europa e nos Estados Unidos, evidenciando as vantagens, as desvantagens, os riscos, as dificuldades e os desafios na abertura do mercado de energia elétrica.

Painel 3

O painel 3 refletirá, na perspectiva dos agentes de comercialização e da academia, sobre os benefícios, riscos e desafios na transição para um mercado livre.

Painel 4

O painel 4 serão discutidos os desenhos de mercado para promoção de preços competitivos.