Tarifas Consumidores

por: SGT - publicado: 24/02/2016 19:26, última modificação: 03/04/2017 18:12
Nesta página são listadas as informações relativas às tarifas para consumidores de baixa tensão e para os consumidores de alta tensão, bem como outros assuntos relacionados.

Baixa Tensão - Residencial

  • O que são Bandeiras Tarifárias?

    O que são Bandeiras Tarifárias?

    É o sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

  • Pré-pagamento

    Pré-pagamento

    A modalidade de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica foi aprovada pela Resolução Normativa nº 610/2014. De acordo com o texto aprovado, a adesão do consumidor ao modelo de pré-pagamento é voluntária e sem ônus.

  • Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE

    Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE

    Conheça essa opção especial, caracterizada por descontos sobre a tarifa aplicável à classe residencial das distribuidoras.

  • O que é Tarifa Branca?

    O que é Tarifa Branca?

    A Tarifa Branca é uma nova opção de tarifa que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.

ALTA TENSÃO - COMERCIAL E INDUSTRIAL

Voltar

Modalidades tarifárias

Modalidades tarifárias

por: SGT - publicado: 24/11/2015 09:00, última modificação: 16/01/2020 10:03

As modalidades tarifárias são um conjunto de tarifas aplicáveis ao consumo de energia elétrica e demanda de potência ativas. Elas são definidas de acordo com o Grupo Tarifário, segundo as opções de contratação definidas na REN nº 414/2010 e no Módulo 7 dos Procedimentos de Regulação Tarifária - PRORET
 
Grupo A: Unidades consumidoras da Alta Tensão (Subgrupos A1, A2 e A3), Média Tensão (Subgrupos A3a e A4), e de sistemas subterrâneos (Subgrupo AS) 

  • Horária Azul: tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários). Disponibilizada para todos os subgrupos do grupo A; e 
  • Horária Verde: tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários), e de uma única tarifa de demanda de potência. Disponível para os subgrupos A3a, A4 e AS. 

Grupo B: Unidades consumidoras da  Baixa Tensão, das Classes Residencial (Subgrupo B1), Rural (B2), Demais Classes (B3) e Iluminação Pública (B4)  

  • Convencional Monômia: tarifa única de consumo de energia elétrica, independentemente das horas de utilização do dia; e 
  • Horária Branca: tarifa diferenciada de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários). Não está disponível para o subgrupo B4 e para a subclasse Baixa Renda do subgrupo B1.

Demais acessantes: 

  • Distribuição: tarifa aplicada às distribuidoras que acessam outras distribuidoras. Caracterizada por tarifa horária de demanda de potência e consumo de energia para o grupo A, e de tarifa de consumo de energia única para o grupo B; e 
  • Geração: tarifas aplicadas às centrais geradoras que acessam os sistemas de distribuição, caracterizada por tarifa de demanda de potência única. 

Para saber mais sobre os Postos Tarifários utilizados nas modalidades tarifárias horárias, acesse Postos Tarifários