Workshop | Brasil - Alemanha sobre mini e microgeração

por: SCR - publicado: 12/11/2019 00:35, última modificação: 12/11/2019 16:00

 

Em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), A ANEEL realizou na tarde desta quarta-feira (6/11/19) o Workshop Brasil-Alemanha sobre mini e microgeração.

Sob coordenação da Assessoria Internacional, o evento institucional teve como tema a liberalização de mercados de energia elétrica e o papel do prossumidor e contou com exposições dos professores alemães Christian Pielow, da University of Bochum e Mattias Lang, da Universitat München.

Durante a abertura, participaram da mesa o chefe de gabinete substituto do diretor-geral, Rodrigo Coelho, e a coordenadora do Grupo de Estudo em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB), Juliana Vilas Boas. Coelho agradeceu a oportunidade de integrar, junto à ANEEL, eventos com proposito de contribuir para a promoção do intercâmbio entre agentes (nacionais e internacionais), academia e instituições. “Esse é um momento muito oportuno e adequado para esta realização, em que muito me alegra a vinda desses catedráticos no intuito de nos auxiliarem a pensar fora da caixinha. Desejo a todos uma tarde de profícuos debates, sempre pensando no objetivo principal de desenvolver um mercado equilibrado entre os agentes e em benefício da sociedade”, discursou o chefe de gabinete.

O workshop contou ainda com a presença do ex-diretor da Agência, Edvaldo Santana.

 

APRESENTAÇÕES

Liberalização do setor elétrico europeu e o fortalecimento do papel do consumidor
Professor Christian Pielow | University Bochum
A Erneuerbaren Energie Gesetz - EEG e a micro e minigeração de energia elétrica
Professor Matthias Lang | Universitãt München