Entenda a fiscalização dos Serviços de Eletricidade
A Fiscalização dos Serviços de Eletricidade se baseia em uma visão estratégica com enfoque na Prevenção e na utilização de Inteligência Analítica e de técnicas de Fiscalização baseada em Evidências.
Em um contexto de Regulação Responsiva, busca-se graduar as ações de fiscalização conforme a resposta dos agentes aos comandos regulatórios:
Nesse contexto, a Fiscalização dos Serviços de Eletricidade é composta pela execução de 4 etapas (Monitoramento, Análise, Acompanhamento e Ação Fiscalizadora):
1. Monitoramento:
A primeira etapa consiste no monitoramento contínuo e diagnóstico técnico preventivo de todas as Distribuidoras e as Transmissoras de Energia Elétrica.
Nessa etapa, o desempenho dos Agentes é monitorado e, havendo má prestação de serviço ou mesmo uma tendência de piora na qualidade da prestação, são emitidos alertas preventivos para correção imediata.
A etapa de Monitoramento tem por objetivos:
- Analisar dados e indicadores de qualidade do serviço prestado por distribuidoras e transmissoras;
- Monitorar a evolução dos indicadores e emitir alertas;
- Divulgar relatórios de desempenho;
- Apontar assuntos relevantes para compor as Agendas de Trabalho da fiscalização.
2. Análise:
Os Agentes identificados na Etapa de Monitoramento com indícios de má prestação de serviço são encaminhados à etapa de Análise, que tem como principal objetivo avaliar detalhadamente os temas apontados como relevantes na etapa de monitoramento.
O trabalho de análise é consolidado em Relatórios de Análise, que são apresentados aos agentes de distribuição e transmissão de energia para que adotem as providências necessárias para a melhoria na qualidade dos serviços.
Assim, os Agentes devem elaborar Planos de Regularização dos problemas apontados, os quais serão acompanhados na etapa seguinte: Acompanhamento.
3. Acompanhamento:
Nessa etapa é feito o acompanhamento dos Planos de Regularização apresentados pelos Agentes na etapa de Análise.
São acompanhadas as providências adotadas para a correção dos problemas e os resultados obtidos.
Os acompanhamentos são consolidados em relatórios de acompanhamento, permitindo que a sociedade conheça as ações de fiscalização e seus resultados.
4.Ação Fiscalizadora:
Quando as falhas apontadas nas etapas anteriores não forem corrigidas até o término da Etapa de Acompanhamento, o processo segue para as fases de notificação e, eventualmente, de punição.
Avisos e Comunicados
-
Publicado o Relatório de Análise do Desempenho da Operação nas Instalações de Transmissão
-
Relatório de Análise de Desligamentos Forçados do Sistema de Transmissão – Edição 2017
-
SFE disponibiliza a planilha de Acompanhamento Mensal de Manutenção de Faixas de Segurança para utilização provisória no Sistema GGT
-
Campanha de Fiscalização das Distribuidoras de Energia Elétrica
-
Campanha de Fiscalização das Transmissoras de Energia Elétrica
-
Publicado o Relatório de Monitoramento da Qualidade dos Serviços de Transmissão de Energia Elétrica
-
Análise do Desempenho de Instalações de Transmissão
-
Plano de Resultados - Desligamentos Forçados - 1/2019
-
Publicado o relatório MonitoraGT