Planejamento Estratégico 2018-2021
Planejamento Estratégico 2018-2021
Planejamento Estratégico 2018-2021
O Planejamento Estratégico 2018-2021 é o instrumento direcionador para a atuação da ANEEL e é resultante da integração de esforços da diretoria, das lideranças e de servidores das unidades organizacionais. Em sua elaboração, foi levado em consideração as perspectivas de autoridades públicas, de agentes do setor e de diversos públicos de interesse.
O resultado do trabalho foi o estabelecimento dos objetivos a partir da análise de contexto e de uma nova visão institucional, uma vez que a declaração de missão permaneceu inalterada. Assim, organizados na forma de um mapa estratégico e mantida a metodologia Balanced Scorecard (BSC) na busca da governança para resultados, os objetivos estratégicos foram desdobrados em projetos estratégicos e são monitorados por indicadores de desempenho.
O planejamento estratégico foi ratificado pela Diretoria na Portaria ANEEL 4.823/2017.
Mapa Estratégico
O Mapa Estratégico demonstra, de forma visual, a relação de causa e efeito dos 16 objetivos estratégicos, distribuídos em três perspectivas: Resultados (2), Processos (9) e Pessoas e Recursos (5), para o alcance da Visão, o cumprimento da Missão, baseado na Cadeia de Valor vigente.
Por opção metodológica, os objetivos estratégicos na perspectiva Resultados não apresentam iniciativas estratégicas associadas, pois entende-se que o alcance deles provém dos resultados das iniciativas propostas para catalisar o alcance dos objetivos das perspectivas Processos e Recursos.
Descrição sintética dos objetivos
A ANEEL optou por não estabelecer prioridade entre os objetivos constantes no Mapa Estratégico, sendo todos eles direcionadores da atuação da Agência. Abaixo, segue a descrição de cada um por perspectiva do Mapa.
RESULTADOS
PROCESSOS
-
Regulação
Aprimorar a regulação e o ambiente regulatório. Conheça os detalhes.
-
Outorga e Fiscalização
Aprimorar os processos de leilão, de gestão das outorgas e os processos de fiscalização. Conheça os detalhes.
-
Relação com a sociedade
Fortalecer a participação pública, a comunicação com a sociedade, o papel e a imagem institucional. Conheça os detalhes.
-
Processo Decisório
Aprimorar o processo decisório em todas as instâncias e a gestão da atuação judicial. Conheça os detalhes.
-
Gestão da Informação
Reestruturar e implementar a gestão da informação. Conheça os detalhes.
PESSOAS E RECURSOS
-
Infraestrutura
Melhorar a infraestrutura física, recursos materiais, os serviços administrativos e as soluções de tecnologia da informação. Conheça os detalhes.
-
Autonomia
Assegurar a autonomia decisória, administrativa, orçamentária, financeira e de gestão de pessoas. Conheça os detalhes.
-
Pessoas e Gestão Organizacional
Valorizar pessoas, desenvolver competências e a gestão organizacional. Conheça os detalhes.