TRANSMISSÃO

ANEEL integra comitiva presidencial em lançamento de revitalização de linha de Itaipu

Autor: AID

Publicação: 25/02/2021 | 15:40

Última modificação: 25/02/2021 | 17:19

 

A ANEEL integrou a comitiva presidencial que participou nesta quinta-feira (25/2) do evento de lançamento da revitalização do sistema de alta tensão de Furnas responsável pela transmissão, ao mercado brasileiro, da energia de Itaipu Binacional que não é utilizada pelo Paraguai.  Os investimentos, de cerca de R$ 1 bilhão, serão realizados por Itaipu.

O presidente Jair Bolsonaro participou do evento, juntamente com o governador do Paraná, Ratinho Júnior e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A ANEEL foi representada no evento pelo diretor-geral André Pepitone e pelo superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações de Transmissão e Distribuição (SCT), Ivo Sechi Nazareno.

Participaram da cerimônia outras autoridades, entre as quais o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, General Joaquim Silva e Luna.

“Esse investimento, por ser realizado com recursos da Itaipu Binacional, não vai gerar efeitos nas tarifas dos consumidores”, salientou Pepitone.

Os investimentos serão realizados em prazo de cinco anos e contempla a modernização de equipamentos na estação conversora em Foz do Iguaçu (PR), que transforma a corrente alternada que vem da Itaipu em 50 Hz (500 kV) para corrente contínua de 600 kV, que será convertida em 60 Hz na estação conversora em Ibiúna (SP).

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3uwKkaS