GERAÇÃO

ANEEL autoriza início de operação em testes da segunda maior térmica do País

Autor: SFG/AID

Publicação: 27/01/2021 | 14:30

Última modificação: 27/01/2021 | 19:27



A ANEEL vai autorizar, a partir de 30 de janeiro deste ano, o início da operação em teste da usina termelétrica UTE GNA I, localizada no Porto do Açu, município de São João da Barra, Estado do Rio de Janeiro. A previsão de início de operação comercial da usina é maio de 2021.

Com capacidade instalada de 1.338,30 megawatts (MW), a UTE GNA I, movida à Gás Natural Liquefeito (GNL), será a segunda maior usina termelétrica em operação no Brasil, contribuindo para a garantia do atendimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional – SIN. 

No mesmo local, está sendo desenvolvida a UTE GNA Porto do Açu III, do mesmo agente empreendedor, com 1.672,6 MW de capacidade instalada. Esse empreendimento está previsto para iniciar as obras de implantação em abril deste ano, com previsão de entrada em operação para abril de 2024.

O complexo termelétrico GNA será o maior da América Latina quando as duas térmicas (GNA I e GNA Porto do Açu III) estiverem em operação. A construção dos empreendimentos tem previsão de cerca de R$ 10 bilhões de investimento. No ápice da obra da UTE GNA I havia mobilização de cerca de 5,5 mil trabalhadores.

 

Link curto para esta página: https://bit.ly/2M90MwO