SETOR ELÉTRICO

ANEEL debate modernização do setor no 2W Day

Autor: AID

Publicação: 25/03/2021 | 13:17

Última modificação: 25/03/2021 | 13:20

 

A ANEEL debateu a modernização do Setor Elétrico em painel virtual do 2W Day, promovido nesta quinta-feira (25/3) pela 2W Energia.

O diretor-geral da Agência, André Pepitone, abordou o tema, um dos mais importantes atualmente para o setor, com a conselheira da CCEE Roseane Santos. O debate foi mediado pelo CEO da 2W Energia, Claudio Ribeiro.

Pepitone destacou que a modernização significa preparar o setor para fazer parte dos avanços tecnológicos que virão, em benefício do consumidor e da sociedade, além de recepcionar o anseio dos consumidores, de maior protagonismo nas suas decisões de consumo. A maior digitalização favorece o surgimento de um consumidor mais consciente dos seus direitos e que quer exercer papel mais ativo na sua relação com o consumo de energia elétrica.



“Não é por outra razão que um dos pilares da modernização é conferir liberdade de escolha aos consumidores de baixa tensão para permitir que eles possam escolher de quem comprar a sua energia. A abertura do mercado deverá endereçar a expansão segura do suprimento, considerando que cada vez mais o ambiente livre será responsável pela expansão do sistema, e acomodar as legitimas expectativas de investimentos passados mediante respeito aos contratos”, disse Pepitone.

O diretor-geral da ANEEL ressaltou o trabalho da agência em desenvolver regulação voltada para entregas concretas e geração de valor à sociedade. Segundo ele, a estabilidade das regras e o bom ambiente de negócios proporcionados pelas ações da Agência foram decisivos para que o Setor Elétrico proporcionasse ao país investimentos de R$ 850 bilhões de 2000 até agora, incluindo nessa conta as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/2Pr1F5h