ANEEL participa de acionamento da 14ª unidade geradora de Belo Monte

Autor: AID

Publicação: 17/07/2019 | 17:54

Última modificação: 17/07/2019 | 18:0

A ANEEL participou nesta quarta-feira (17/7) da cerimônia que marcou o acionamento da Unidade Geradora 14 da casa de força principal da hidrelétrica de Belo Monte (PA). Com o início das operações da turbina, a usina atingiu 8.788 MW de potência instalada, tornando-se a maior geradora de energia 100% brasileira.

A ANEEL foi representada no evento pelo diretor-geral André Pepitone. “O sucesso de Belo Monte nos faz refletir: não podemos perder de perspectiva que a energia hidrelétrica é limpa e renovável e depende exclusivamente da água dos rios, para mover as turbinas”, disse.

Pepitone lembrou que, nos últimos anos, as hidrelétricas foram criticadas de modo exagerado e “muito pouco técnico” e ressaltou que “o grande diferencial de nosso Brasil, em relação às outras nações, é que, pelas condições naturais que o País oferece, podemos ter uma matriz elétrica diversificada, com espaço para todas as fontes de  energia”. “Porém, as usinas hidrelétricas têm, e sempre terão, bastante importância na matriz elétrica brasileira”, completou, defendendo o avanço na construção de novas hidrelétricas.

Além de Pepitone, participaram do evento o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.