SETOR ELÉTRICO

ANEEL participa de lançamento do projeto “Ilumina Pantanal”

Autor: AID

Publicação: 02/03/2021 | 11:9

Última modificação: 02/03/2021 | 11:19

 

A ANEEL prestigiou nesta terça-feira (2/3) o lançamento do programa “Ilumina Pantanal”, iniciativa da Energisa e do governo do Mato Grosso do Sul para levar energia elétrica aos moradores das regiões isoladas do Pantanal.

O projeto, que recebeu R$ 14,5  milhões no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ANEEL, prevê a instalação de  painéis solares, juntamente com baterias para o armazenamento de energia excedente, para levar eletricidade a famílias que hoje não tem acesso ao serviço.

Além das verbas do P&DE, o grupo Energisa está investindo R$ 134 milhões na iniciativa.


Foto: Sérgio Dutti / ANEEL

‘Esse é um projeto de universalização absolutamente inovador, que usa a vanguarda tecnológica do setor para levar eletricidade a quem mora em regiões naturalmente isoladas, de difícil acesso. Assim, a opção por microssistemas individuais de geração solar revelou-se mais viável do que levar a rede até essas regiões”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, que participou remotamente da cerimônia.

O evento contou com as presenças do governador do Mato Grosso do Sul,  Reinaldo Azambuja, do Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Limp ,do CEO da Energisa, Ricardo Botelho,  do presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul,  deputado Paulo Corrêa, e do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familia do Estado, Jaime Verruck.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/2MGRZT6