BANDEIRA TARIFÁRIA

Acionada bandeira vermelha patamar 2 para o mês de junho

A bandeira tarifária acionada para o mês de junho é vermelha patamar 2, com custo de R$6,243 para cada 100kWh consumidos.

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Tarifas da Celesc são debatidas em audiência virtual

TARIFAS

Tarifas da Celesc são debatidas em audiência virtual

Autor: AID

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, na manhã desta quinta-feira (10/6), a Audiência Pública nº. 013/2021 que discutiu com a sociedade a proposta de Revisão Tarifária Periódica da Celesc Distribuição S.A. (Celesc-DIS). A empresa atende a cerca de três milhões de unidades consumidoras em 286 municípios catarinenses.



Presidida pelo diretor da Agência, Hélvio Neves Guerra, a sessão virtual foi acompanhada por mais de 50 pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube (www.youtube.com/aneel).

Confira, na tabela, os índices propostos:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

Celesc

6,56%

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

Celesc

7,21%

2,82%

5,63%


Os percentuais foram impactados, em especial, pelos custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de transporte e aquisição de energia. É importante destacar que os índices propostos são preliminares – a Agência irá analisar as contribuições recebidas para aprovação dos valores definitivos, que entrarão em vigor a partir de 22 de agosto de 2021.

Vale ressaltar que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas – entre elas a utilização dos créditos do PIS/COFINS e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras – colaborou para amenizar o impacto deste reajuste.

Vinculado à Consulta Pública nº. 026/2021, o processo também receberá sugestões até 9 de julho de 2021 por meio dos e-mails:

Mais informações sobre processos tarifários podem ser encontradas no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3glk1hS