GERAÇÃO

Leilões de energia da ANEEL e CCEE viabilizam R$ 4 bi de investimentos em renováveis

Os acordos firmados, que somam R$ 4 bilhões em investimentos futuros nas obras das usinas, terão duração de 20 e 30 anos e início de suprimento em janeiro de 2024 e janeiro de 2025

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Audiência Pública discute revisão tarifária da Empresa Luz e Força Santa Maria (ES)

TARIFAS

Audiência Pública discute revisão tarifária da Empresa Luz e Força Santa Maria (ES)

Autor: AID

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, na manhã desta quinta-feira (15/7), a Audiência Pública nº. 019/2021 que discutiu com a sociedade a proposta de revisão tarifária periódica da distribuidora de energia Luz e Força Santa Maria (ELFSM).

A Audiência, presidida pelo assessor da diretoria Carlos Eduardo Carvalho, foi realizada em sessão virtual com transmissão ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube.

Confira os índices propostos pela ANEEL:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

ELFSM

12,57%

 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

ELFSM

15,32%

5,23%

13,52%

A revisão proposta foi impactada, especialmente pelos custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição de energia elétrica.

A proposta inclui a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2022 a 2026.

A ELFSM atende a cerca de 117 mil unidades consumidoras em 11 municípios do Espírito Santo. Os números que integram o processo de Revisão Tarifária da empresa, apresentados na audiência, são preliminares. Os valores definitivos serão aprovados após análise das contribuições recebidas antes de entrarem em vigor, no dia 22 de setembro.

A ANEEL continua a receber sugestões em consulta pública (CP038/21) até 13 de agosto pelos e-mails:

Mais informações sobre processos tarifários podem ser encontradas no link Entendendo a Tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3elojFH