TRANSMISSÃO

Primeiro leilão de transmissão de 2022 entra em consulta pública

Investimento previsto é de R$ 9,5 bilhões, com empreendimentos em 13 estados

Pesquisar Noticias

Período de: a
Voltar

Linha de transmissão em MG inicia operação para escoar energia de fontes renováveis para o Centro-Sul

TRANSMISSÃO

Linha de transmissão em MG inicia operação para escoar energia de fontes renováveis para o Centro-Sul

Autor: AID

Publicação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataCriacao)

Última modificação: $dateTool.format($dataFormatada, $dataModificacao)

 

Entraram em operação nesta quinta-feira (25/11) a linha de transmissão em 500 kV Presidente Juscelino/Pirapora 2, circuito 2 e demais equipamentos associados nas subestações Presidente Juscelino e Pirapora 2. Os empreendimentos agregam um aporte valioso ao repasse da energia elétrica gerada nas regiões Norte e Nordeste para o restante do país.

O empreendimento, sob concessão da Mantiqueira Transmissora do grupo CYMI, foi licitado no Leilão de Transmissão n° 5/2015, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O início da operação comercial da linha de transmissão é considerado especialmente oportuno neste período de escassez hídrica, uma vez que contribuirá para o escoamento da energia proveniente da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e das geradoras eólicas e solares fotovoltaicas localizadas no Nordeste. O incremento na transmissão, espera-se, colaborará para a recomposição dos níveis de armazenamento dos reservatórios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul durante o período chuvoso, e também para o uso otimizado deste recurso durante os períodos secos, com reflexos para a diminuição da tarifa de energia elétrica dos consumidores.

Segundo estimativas iniciais, em fase de validação pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, a linha de 177 quilômetros localizada no norte de Minas Gerais permite o incremento de 800 megawatts-médios (MWm) na transferência de energia – que supririam com sobra, por exemplo, a grande Florianópolis (demanda de 530 MWm).

A linha Presidente Juscelino/Pirapora 2, circuito 2 viabiliza a efetiva integração da linha de transmissão 500 kV Presidente Juscelino/Janaúba circuitos 1 e 2 e demais equipamentos associados nas subestações Presidente Juscelino e Janaúba 3 à operação do Sistema interligado Nacional. A linha de transmissão 500 kV Presidente Juscelino/Janaúba 3 circuitos 1 e 2 pertence a concessão da Equatorial Transmissora.

 

 

Link curto para esta página: bit.ly/3FOEwyw