Gestão de Pessoas na ANEEL

por: SRH - publicado: 12/11/2015 16:11, última modificação: 12/06/2020 18:02

A gestão de pessoas na ANEEL fica a cargo da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), que atua na gestão e desenvolvimento de pessoas, utilizando-se de mecanismos de diagnóstico sistemático de necessidades e de aferição do clima organizacional, de avaliações regulares de desempenho e necessidades de capacitação dos servidores, e de promoção à saúde e qualidade de vida na Agência. A SRH esta diretamente relacionada ao Objetivo Estratégico 12, do Planejamento Estratégico 2018-2021.

 

Acesse aqui informações sobre o perfil dos nossos servidores e as principais ações desenvolvidas pela SRH, como as listadas abaixo. Outras informações sobre o quadro de servidores e despesas de pessoal podem ser consultadas no Portal da Transparência do Governo Federal.

Voltar

Saúde e Qualidade de Vida

Saúde e Qualidade de Vida

por: SRH - publicado: 13/11/2015 11:51, última modificação: 12/09/2019 16:26

Licenças Saúde

O atestado médico deve ter a identificação do servidor e do profissional emitente, o registro deste no conselho de classe, o código da Classificação Internacional de Doenças – CID ou diagnóstico e o tempo de afastamento.

O servidor poderá optar por não autorizar a especificação do diagnóstico em seu atestado, hipótese em que deverá submeter-se à perícia oficial.

O atestado deve ser entregue no Protocolo-Geral da ANEEL (fisica ou digitalmente) em até cinco dias corridos, a contar do primeiro dia do afastamento. Caso esse prazo se exceda, será obrigatória a avaliação pericial para justificar o atraso, independente do prazo de afastamento.

A perícia se faz necessária nos seguintes casos:

  • quando o atestado for superior a 5 dias corridos (própria saúde) e, em caso de licença para acompanhamento de pessoa da família, quando ultrapassar 3 dias corridos;
  • quando a soma dos atestados nos últimos doze meses ultrapassarem 14 dias interpolados;
  • quando não houver CID explícito no atestado;
  • quando o atestado for entregue à SRH fora do prazo de 5 dias corridos;
  • q qualquer momento, sempre que houver recomendação do perito oficial, da chefia do servidor ou da unidade de recursos humanos do órgão ou entidade.
 

Licença Maternidade

A servidora poderá iniciar a licença gestante:

  • sem avaliação pericial: quando a licença iniciar no mesmo dia do parto; será necessária apenas a entrega da certidão de nascimento do bebê, juntamente com o Requerimentos de Licenças e Benefícios no Protocolo-Geral da ANEEL (fisica ou digitalmente) ou na SRH.

  • com avaliação pericial: no caso de qualquer intercorrência clinica proveniente do estado gestacional, verificada no transcurso do nono mês de gestação (correspondente ao período entre 38 e 42 semanas); a gestante deverá entrar em contato com a SRH, informando a intenção de antecipar a licença e solicitar agendamento de perícia.
 

Licença Paternidade

A licença paternidade se iniciará na data do nascimento do filho e terá duração de 5 dias consecutivos. Será necessária apenas a entrega da certidão de nascimento do bebê, juntamente com os Requerimentos de Licenças e Benefícios no Protocolo-Geral da ANEEL (fisica ou digitalmente) ou na SRH.

As licenças maternidade e paternidade são aplicáveis nos casos de adoção.

 

Benefícios:

Benefícios que o pai e/ou a mãe têm direito de requerer para seu(sua) filho(a) se não for requerido pelo outro cônjuge servidor público federal:

  • auxílio natalidade
  • auxílio pré-escolar
  • dedução de Imposto de Renda
  • per capita, se o pai/mãe servidor for titular de Plano de Saúde

Requerimentos de Licenças e Benefícios deve ser entregue nProtocolo-Geral da ANEEL (fisica ou digitalmente) ou na SRH.



Qualidade de Vida

VIDANEEL - Qualidade em Benefícios de Todos

A Diretoria Colegiada revisou e publicou o novo Programa de Qualidade de Vida da ANEEL, o VIDANEEL, em setembro de 2015, adotando 6 dimensões da qualidade de vida: Bem-Estar Físico, Bem-Estar Emocional, Bem-Estar Comunitário, Bem-Estar Profissional, Bem-Estar Socioambiental e Bem-Estar Filosófico, Espiritual e Ético. Para a construção do Programa a SRH consultou a todos os servidores e colaboradores da ANEEL, expondo sumariamente a definição de cada uma dessas dimensões e inquiriu sobre quais as ações que deveriam ser adotadas. Portanto o VIDANEEL é uma construção coletiva da SRH com todos na Agência.

Assim, foram sinalizadas a implantação das seguintes ações:

DIMENSÃO

AÇÃO

BENEFÍCIOS ESPERADOS

Bem-Estar Físico

Exame Médico Periódico

Minimizar a ocorrência de afastamentos do servidor para tratamento da própria saúde a incidência de doenças crônicas, agindo de forma preventiva e/ou reativa.

Ginástica Laboral

Massagem

Campanha Anual de Vacinação contra a Gripe

Médico do Trabalho

Assistente Social

Orientação Nutricional

Incentivo à Atividade Física

Bem-Estar Emocional e Intelectual

Espaço Materno-Infantil

Prover suporte emocional ao servidor para um melhor desempenho de suas atribuições, agindo de forma preventiva e/ou reativa.

Espaço Bem-Estar

Apoio Psicológico e Psiquiátrico

Preparação para Aposentadoria

Educação Financeira

Bem-Estar Comunitário

Ambientação

Favorecer a integração entre os servidores e colaboradores, promovendo eventos variados e propiciando a livre associação e autogestão de grupos afins.

Café com Prosa

Mitigação das diferenças e promoção da igualdade

Mês do Servidor

Clubes de Cultura

Feiras de Cultura e Arte

Revista da ANEEL

Datas Comemorativas

Máquina de Bebidas

Bem-Estar Profissional

Pesquisa de Clima

Satisfazer no indivíduo e no grupo as necessidades inerentes ao exercício profissional, reforçando o comprometimento com a instituição e o desenvolvimento na carreira.

Avaliação de Desempenho

Movimentação Interna

Programa de Reconhecimento

Habilidades Sociais

Gestão de Conflitos e Resolução de Problemas

Plano de Cargos (acesso e sucessão)

Habilidades Sociais

Comprometimento

Ouvidoria Administrativa

Ônibus Rodoviária-ANEEL- Rodoviária

Bem-Estar Socioambiental

Programa de Voluntariado

Favorecer a interação dos servidores e colaboradores com a sociedade por meio de ações que promovam o desenvolvimento sustentável, com estímulo à filantropia e o cuidado com o meio ambiente, propiciando a livre associação e a autogestão de grupos afins.

Logística Sustentável

Feira de Alimentos

 

Bem-Estar Filosófico, Espiritual e Ético

Apoio a reuniões de caráter religioso

Favorecer a interação dos servidores e colaboradores, no âmbito da instituição a partir de ações que favoreçam o entendimento das questões mais profundas e que tratam sobre quem somos, para onde caminhamos, o que realmente queremos, quais os nossos valores e propósito de vida, propiciando a livre associação e autogestão de grupos afins.

Palestras de cunho filosófico e ético

Promoção da tolerância e do respeito

 

 

O grande diferencial do VIDANEEL é que os servidores não são apenas pacientes na sua execução, mais que isso, são parte ativa na consecução do Programa, que deverá estimular a livre associação e autogestão de grupos criados a partir de afinidades temáticas, favorecendo:

  1. a integração entre os servidores e colaboradores, na promoção de eventos internos variados;
  2. a interação dos servidores e colaboradores com a sociedade, por meio de ações que promovam ações de responsabilidade socioambiental, com estímulo à filantropia e o cuidado com o meio ambiente;
  3. a interação dos servidores e colaboradores, no âmbito da ANEEL,  a partir de ações de cunho esportivo, religioso, ético e filosófico e de outros interesses comuns.

O mês de outubro de 2015 foi quando ocorreu o lançamento do VIDANEEL, durante o Mês do Servidor, com a realização de diversas palestras, além da Feira de Orgânicos, Sábado Show e uma Gincana entre as Unidades Organizacionais.


SIGEPE - Sistema de Gestão de Pessoas