Tarifas Consumidores

por: SGT - publicado: 24/02/2016 19:26, última modificação: 03/04/2017 18:12
Nesta página são listadas as informações relativas às tarifas para consumidores de baixa tensão e para os consumidores de alta tensão, bem como outros assuntos relacionados.

Baixa Tensão - Residencial

  • O que são Bandeiras Tarifárias?

    O que são Bandeiras Tarifárias?

    É o sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

  • Pré-pagamento

    Pré-pagamento

    A modalidade de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica foi aprovada pela Resolução Normativa nº 610/2014. De acordo com o texto aprovado, a adesão do consumidor ao modelo de pré-pagamento é voluntária e sem ônus.

  • Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE

    Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE

    Conheça essa opção especial, caracterizada por descontos sobre a tarifa aplicável à classe residencial das distribuidoras.

  • O que é Tarifa Branca?

    O que é Tarifa Branca?

    A Tarifa Branca é uma nova opção de tarifa que sinaliza aos consumidores a variação do valor da energia conforme o dia e o horário do consumo.

ALTA TENSÃO - COMERCIAL E INDUSTRIAL

Voltar

Postos Tarifários

Postos Tarifários

por: SGT - publicado: 24/11/2015 08:58, última modificação: 16/01/2020 10:00

Para a aplicação das modalidades tarifárias horárias é necessária a definição dos postos tarifários.

Nas modalidades tarifárias do Grupo A, aplicam-se os horários de ponta e fora ponta. E na Tarifa Branca aplicada ao Grupo B, aplicam-se os três postos tarifários: ponta, intermediário e fora ponta.

Os postos tarifários são definidos por distribuidora, no seu processo de revisão tarifária periódica (a cada 4 ou 5 anos), de acordo com a Resolução Normativa (REN) nº 414/2010, art. 59, e os Procedimentos de Regulação Tarifária - PRORET.

  • Horário (posto) de ponta: período diário de 3h consecutivas, com exceção feita aos sábados, domingos e feriados nacionais;
  • Horário (posto) intermediário: período de horas conjugadas ao horário de ponta, aplicado exclusivamente às unidades consumidoras que optem pela Tarifa Branca. Pode variar de 1h à 1h30 antes e depois do horário de ponta; e
  • Horário (posto) fora de ponta: período diário composto pelas horas consecutivas e complementares ao horário de ponta e intermediário.

Existe também o horário especial (também conhecido como período reservado), aplicado às unidades consumidoras da subclasse rural irrigante ou aquicultura. O horário especial é o período de 8h30min do dia que abrange toda a madrugada, em que a carga destinada à irrigação ou aquicultura recebe um desconto na tarifa de acordo com a região em que se localiza e o grupo tarifário a que pertence. A REN nº 414/2010, nos arts. 53-J, 53-L, regulamenta esse desconto.

Os postos são definidos por área de concessão ou permissão. Contudo, existem exceções para algumas distribuidoras, que constam na Resolução que homologa a revisão tarifária da distribuidora.

Os postos tarifários são aplicados aos dias úteis. Já nos fins de semana e feriados nacionais, todas as horas são consideradas como fora de ponta. São 11 os Feriados Nacionais:

Para saber mais informações sobre a Tarifa Branca, consulte www.aneel.gov.br/tarifa-branca. Consulte também o Ranking das Tarifas.

Veja abaixo os postos tarifários vigentes de cada distribuidora: